Bem, nem sei por onde começar.
Eu sei, meu post foi extremista e pessimista. Mas foi para abrir os olhos de muitas pessoas que lerem isso. De fato, os consoles ainda estão vivos, mas a não ser que haja uma inovação nos jogos de console, que não seja como a do Wii que foge do conceito clássico de console, os jogos de console tendem a acabar. Por quê? Pois os jogos mais populares atualmente podem ser divididos em duas categorias:
Jogos de tiro (ação): A maior parte dos jogos populares atualmente são de tiro. Um bom exemplo disso é o Crysis. Eu pessoalmente gosto deles, mas eu tenho que admitir que os controles de consoles são em suma, complicados. Não é impossível jogar esse tipo de jogo nos consoles, muito pelo contrário, os consoles são interessantes pelos gráficos que geralmente são melhores que os de PC (na nova geração Xbox 360, PS3…). Mas dificulta para os jogadores não experientes ingressarem nesse mundo, e realmente o mouse sempre é melhor de apontar. É claro que há excessões como GTA IX, que batem recordes de vendas, e são para consoles. Mas esse tipo de jogo não dura para sempre. Até quando as pessoas vão aguentar GTA? Até o XI, XII, XIII… ? É necessária sempre uma renovação de sucessos, pois por mais que todo mundo goste das continuações dos clássicos com gráficos impressionantes e novas funções e história, mas chega uma hora que se não vira livro, vira novela. Se eles não conseguem desenvolver um plano de fundo complexo de história, sempre inovar com os mapas e coisas visuais, eles precisam fazer algo diferente, inédito. E é aí que complica. As idéias estão acabando.
O que não quer dizer que não vão conseguir inventar um jogo novo que seja um sucesso imenso tipo Ação/FPS, mas é que nem mudar de combustível, se eles não conseguem mudar logo, vai haver uma crise.
Jogos casuais: Produtores de jogos de tiro, ação, rpg, aventura muitas vezes sonham em ser desenvolvedores dessa categoria. Por quê? Pois esse estilo é sempre inovativo, não precisa ser um filme/livro, basta ser um passa-tempo que entretenha as pessoas por um bom tempo. Trabalhar nessa área é como brincar num playground infantil. O mais simples ou o mais criativo é geralmente o melhor. Por isso o Will Wright gosta tanto. Por isso ele criou o Spore, a caixa de briquedos dele. O fato, é que enquanto jogos tradicionais requerem uma grande demanda de história, gráficos, jogabilidade avançada e facilitada, e muitas vezes repetições (GTA é sempre GTA, o que não quer dizer que fique chato), os jogos casuais necessitam apenas de algo simples, com gráficos simples mas atrativos, cores fortes e um bom nível de divertimento, sem história, terror, suspense nem nada dessas coisas complicadas. Spore, apesar de ser um ótimo jogo, com gráficos atrativos, não tem uma história por si. Assim como The Sims, o jogo faz a história, não os desenvolvedores. Jogos casuais são em geral, simuladores, ferramentas simples de diversão e entretenimento, com esportes e criatividade. São jogos quase infantis.
E é aí que muitos pensam que está o futuro. A própria EA por exemplo. Não quer dizer que ela vá deixar de produzir os seus jogos tradicionais, mas ela pretende lucrar principalmente com esse tipo. Super Mario Galaxy, aliás, o próprio Wii que você usou de exemplo são exemplos disso. Os jogos tradicionais como MGS4, e outros que você citou, são ótimos, realmente, vendem e tudo. Mas depois que você joga, zera, você raramente joga de novo. Se não você enjoa. Os jogos casuais são auto-reciclativos. Sem história, eles não enjoam, você não sabe o que vai acontecer, o desfecho que a história vai ter pois não tem história.
Na verdade, os jogos estão que nem Hollywood. Batman (ou Coringa…) por exemplo é um ótimo filme, que apesar de não ser bem uma continuação é reciclado do Batman antigo. É um filme ótimo. Junto com ele está Ironman, que também não é novidade. Não quer dizer que se é reciclado é ruim, mas a Múmia, por favor, é um exemplo da falta de criatividade crescente. Sempre tem os filmes e jogos que surpreendem, os GTAs da vida, mas em geral, os videogames ação/aventura, os filmes estão ficando decadentes. Está na hora de uma revolução, afinal, só os jogos e filmes bons atualmente não são suficientes! :biggrin:
Se nenhuma revolução acontecer com os jogos tradicionais, os jogos casuais vão revolucionar. E quando as pessoas enjoarem dos jogos casuais, os tradicionais voltam à tona. É um ciclo, na verdade não existe morte dos jogos ação/aventura, apenas adormecimento, se eles não demonstrarem um ótimo performance, viram coadjuvantes. :sarcastic:
Realmente, talvez tenha sido cedo para dar adeus aos jogos tradicionais. Mas não quer dizer que a luz de Spore (e dos outros jogos casuais) não vá minguar a deles.
Eu não gosto do Xbox, ele realmente não tem nada inovativo. Mas o PS3 pelo menos devia ser mais popular, pois ele pelo menos permite jogos como Crysis facilmente, coisa que tanto o Xbox 360 ou o Wii não têm. E o Wii tem a vantagem de seguir a onda casual. Mas enfim, não vamos discutir isso aqui.
—
E quanto à sua pergunta, eu não sei. Pelo menos não tenho certeza. Na verdade, eu realmente conheço pouca gente que jogue SimCity. Apesar de todo mundo conhecer, muitos não jogam. E sabe a minha teoria? O The Sims apesar de ter ficado “clássico”, ele é como Spore, sempre diferente. Cada vez que você cria sua família, acontecem coisas diferentes, as coisas seguem rumos diferentes, ou seja, o jogo é mais flexível. SimCity, apesar de ser similar a The Sims e Spore por permitir uma administração de uma sociedade, ele, apesar de que muitas coisas variem, “parece” sempre igual. Mesmo que muitas coisas sejam diferentes, o progresso da cidade, os eventos, construções, o jogo sempre vai aparentar ser o mesmo.
Falta também um caráter pessoal no jogo, tanto The Sims quanto Spore se identificam de certo modo com a pessoa, tem seres vivos racionais, mas SimCity é só administração, as pessoas tem um papel de paisagem no cenário. As pessoas enjoam mais disso, e por isso a EA ou a Maxis não acreditam muito no SimCity. Eu não acho o jogo tão ruim, dava para continuar, mas eles pretendem investir no que vai fazer mais sucesso, se concentrar apenas no The Sims e Spore como jogos simulação/administração. Essa é a minha teoria.
Enfim, eu escrevi tanto que me perdi várias vezes, e se o texto ficou confuso, me perdoem. Também não pude expressar tudo o que tinha para falar, mas acho que é o suficiente… :^^: